Pesquisas de Educação em Ciências

Simpósio Nacional de Ensino de Física

Selecionar Ano e Sessao

( Indefinido )

( Indefinido ) | Divulgação Científica e Comunicação no Ensino de Física | Objetos de Aprendizagem, metodologia do RIVED, Ensino de Física | P124 A FISICA NA MEDIÇAO DO TEMPO

2005

0 ATENUAÇAO PASSIVA E ATIVA NO CONTROLE DOS NIVEIS DE INTENSIDADE SONORA | 0 PLANEJANDO UMA UNIDADE DIDATICA TEMATICA PARA O ENSINO MÉDIO | 3 NOVA PROPOSTA PARA A FORMAÇAO DO LICENCIADO EM FISICA | 8 FISICA DO NUCLEO APLICADA AO ESTUDO DO SANGUE | A ABORDAGEM DAS BOLHAS DE PLASMA NO ENSINO MÉDIO E A APLICAÇAO DE CONCEITOS DE FISICA BASICA | A DIFICULDADE DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA UNED-VALENÇA PARA INTERPRETAR TEXTOS E O ENSINO DA DISCIPLINA FISICA : UM DIAGNOSTICO. | A FISICA NOS FILMES DE FICÇAO CIENTIFICA: Uma proposta de motivaçao para o estudo da Física | A HISTORIA DA FISICA COMO ``ORGANIZADOR PRÉVIO". | A HISTORIA E A FILOSOFIA NO ENSINO DE CIENCIAS A LUZ DAS IDÉIAS DE MARIO BUNGE: O EXEMPLO DO ELETROMAGNETISMO | A INCORPORAÇAO DE ATIVIDADES DIDATICAS NAS AULAS DE FISICA COMO FERRAMENTA DE MUDANÇAS NA AVALIAÇAO | A Relevância do Aprendizado de Física para o Profissional em Oceanografia | A SUPER-FISICA DOS SUPER-HEROIS: PROJETOS, FISICA E SUPER-PODERES | A UTILIZAÇAO DE SOFTWARE EDUCATIVO APLICADO AO ENSINO DE FISICA COM O USO DA MODELAGEM | A carência de professores de ensino de física - Um estudo de caso sobre esta carência na regiao serrana do estado do Rio de Janeiro. | A importância do Ensino da Optica para o desenvolvimento das tecnologias modernas | A manipulaçao didática do contexto: um exemplo de contextualizaçao no ensino da Cinemática | ACENDENDO A LUZ | ANALISE DAS DIFICULDADES PARA A IMPLEMENTAÇAO DAS HABILIDADES E COMPETENCIAS NA PRATICA | ANALISE DO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE FISICA EM QUATRO ESCOLAS PUBLICAS DO MUNICIPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ). | ANALOGIAS E METAFORAS NO ENSINO DE FISICA: O DISCURSO DO PROFESSOR E O DISCURSO DO ALUNO | APRENDENDO FISICA COM O USO DE EXPERIMENTOS DE GRANDE PRECISAO EM LABORATORIOS DIDATICOS: O ESTUDO DA QUEDA DE UM CORPO | APRENDIZAGEM MEDIADA POR COMPUTADOR: UMA EXPERIENCIA DE ENSINO DE FISICA COM A UTILIZAÇAO DA SIMULAÇAO COMPUTACIONAL | ASTRONOMIA: EXPLORANDO SUAS ORIGENS E INVESTIGANDO SEUS ENTRELAÇAMENTOS NO ENSINO DE FISICA | ATIVIDADES DEMONSTRATIVAS NO ENSINO DE FISICA | Animaçoes interativas e mapas conceituais | Aula Magna, Aula magistral, ``Aulao": Uma experiência | CARACTERIZAÇAO DE "PROBLEMAS" DE FISICA MODERNA EM LIVROS DIDATICOS DE FISICA | CURRICULOS DE FISICA E SUAS FILOSOFIAS | Compreensoes, Intençoes e Açoes no Ensino de Física | DEMONSTRAÇOES EXPERIMENTAIS: UMA ABORDAGEM MAIS EFICAZ DO PONTO DE VISTA EDUCACIONAL | DF] P033 BRINQUEDOS DE EQUILIBRIO: A ARARA, O ET E O PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE UMA BALANÇA | DIA E NOITE SEM ROTAÇAO, E OUTRAS DUVIDAS CONCEITUAIS SOBRE ASTRONOMIA | Desenvolvendo a Com_Ciência Física do cotidiano, com material de baixo custo | Difusao e Popularizaçao da Ciência - Uma experiência em Física que deu certo | Diário de aprendizagem no Ensino de Física: construçao, categorizaçao e consideraçoes | Do laboratório à demonstraçao: Uma nova estratégia didática para atividades experimentais em Física | ENSINO DE FISICA EM CURSOS PRÉ-VESTIBULARES POPULARES | ESTUDO DE EQUIPAMENTOS AGRICOLAS PARA O ENSINO DE FISICA:PRODUÇAO E IMPLEMENTAÇAO DE MODULOS DIDATICOS EM ESCOLAS AGROTÉCNICAS | EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE CONCEITOS DE FISICA | EXPERIMENTOS SOBRE A COR: CONFLITOS COM AS CONCEPÇOES ALTERNATIVAS | Em busca dos referenciais teóricos da divulgaçao científica escolar | Energia solar, eólica e biomassa no ensino de física | Ensino de Física para Portadores de Deficiência Auditiva: o problema dos livros didáticos | Estratégias para o ensino de Unidades de Medidas e Movimentos de Rotaçao em sala de aula | FISICA NO MUSEU DE ARTE: a ciência das imagens e das cores | FISICEP: UMA PROPOSTA DE TRABALHO | Formaçao Permanente - O grupo de estudos e suas implicaçoes para a prática docente | HEURISTICA PARA A PRATICA DE RESOLUÇAO DE PROBLEMAS DE FISICA | IMPLICAÇOES NA FORMAÇAO DE PROFESSORES EM FISICA VIA REDE SOCIO-TÉCNICA | INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE FISICA: QUAIS AS POSSIBILIDADES? | ISCUTINDO A ORTODOXIA DO CURRICULO DE FISICA EM UM AMBIENTE VIRTUAL PARA ESTUDOS DE CIENCIAS | LICENCIATURA EM FISICA: REPENSANDO A FORMAÇAO DE PROFESSORES | Licenciandos em Física e Estudantes de Jornalismo: Posiçoes sobre Divulgaçao Científica | MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | MATERIAL DE SUSTENTAÇAO E EXPERIMENTAÇAO EM FISICA: SUPORTES SIMPLES, BARATOS E EFICAZES PARA O ENSINO. | MEDIÇAO DA ESPESSURA OPTICA DE AEROSSOIS COM FOTOMETROS DIDATICOS | MODELO PEDAGOGICO PARA DENSIDADE RELATIVA X MASSA ESPECIFICA | MODELOS COSMOLOGICOS : UMA APRESENTAÇAO INTRODUTORIA. | Medida da Aceleraçao da Gravidade | Medindo a Velocidade do Som com o Microfone do PC | Metodologia para uma disciplina introdutória de Dinâmica Nao-Linear para pós-graduaçao | Multi, Pluri, Inter ou Transdisciplinaridade para o Ensino/Aprendizagem da Física | O Ensino de Física Moderna necessita ser real? | O OBJETIVO OBSTACULO SEGUNDO ASTOLFI: UMA ANALISE DA FORMAÇAO PRATICA DO PROFESSOR DE CIENCIAS | O PLANO INCLINADO GALILEANO: NOTAS SOBRE UMA TOMADA DE DADOS COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR | O Senso Comum Sobre o Conceito de Desenvolvimento Sustentável | O USO DO RELOGIO DE PENDULO COMO MEDIADOR NA RECONCILIACAO ENTRE O ENSINO DE CIENCIAS E O APRENDIZADO | O ensino da Optica e seu laboratório: Formaçao ou Informaçao? | O uso do mural escolar como atividade lúdica no ensino de Física | OS CRONOMETROS DIGITAIS E SEUS DIGITOS ``PREFERIDOS'' | OS PROS E CONTRAS DA UTILIZAÇAO DA HISTORIA DA CIENCIA NO ENSINO DA FISICA | OS RECURSOS MULTIMIDIA E O ENSINO DE FENOMENOS TÉRMICOS | Olhando para a formaçao de professores de Física nos Centros Federais de Educaçao Tecnológica | Otica e Geometria Dinâmica | P.A01-1 - Didática da Física: Materiais, Métodos, Estratégias e Avaliaçao | P001 PROMOVENDO A PARTICIPAÇAO DOS ALUNOS NAS AULAS DE FISICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA SOBRE EMPUXO | P002 FISICA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA EXPERIENCIA DIDATICA EM NIVEL DE MESTRADO | P002 O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FISICA ATRAVÉS DE SITUAÇOES PROBLEMAS | P003 AVALIAÇAO E ENSINO DE FISICA: UMA PESQUISA EXPLORATORIA SOBRE A CONCEPÇAO DE AVALIAÇAO NUMA ESCOLA DE NIVEL BASICO. | P003 CONSTRUINDO COMPETENCIAS NO ENSINO MÉDIO:UMA ABORDAGEM UTILIZANDO A 3$^a$ LEI DE NEWTON COM ALUNOS DA 1$^a$SÉRIE | P004 CONSTRUÇAO DE CONCEITOS NO LABORATORIO DIDATICO DE FISICA ATRAVÉS DA MODELAGEM DE LATAS DE REFRIGERANTES | P004 A BUSSOLA COMO UM TIJOLO: UM POUCO DE PAULO FREIRE NO ENSINO DE FISICA | P005 PRODUÇAO TEXTUAL NO ENSINO DE FISICA: O ESTIMULO A ESCRITA ATRAVÉS DA HISTORIA COM O USO DE MATERIAL PARADIDATICO | P005 Auto-Avaliaçao e Portfolio | P006 Uma abordagem alternativa para o ensino do conceito de pressao | P006 FICÇAO CIENTIFICA NO ENSINO DE FISICA: UTILIZANDO UM ROMANCE PARA DESENVOLVER CONCEITOS | P007 Ensino de Física, Educaçao Artística, e Design de Experimentos Simples | P007 As Inteligências Múltiplas Aplicadas no Ensino de Física | P008 TEXTOS DE DIVULGAÇAO CIENTIFICA COMO RESOLUÇAO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FISICA | P008 FOTOENLATANDO: FOTOGRAFIAS NA LATINHA | P009 O papel da Cogniçao na relaçao entre alunos e professores na sala de aula e as possibilidades de aprendizagem significativa | P010 MUDANÇA CONCEITUAL E A PRATICA DOCENTE NO ENSINO DE OPTICA GEOMÉTRICA | P010 Grupo Experimentando -PROFIS - Instituto de Física da USP: ``Experimentos de Mecânica para o Ensino Médio'' | P011 ``COISAS QUE GIRAM" - A CONSERVAÇAO DO MOMENTO ANGULAR DE FORMA INTERATIVA | P011 Experimentos qualitativos com material reciclável para estudo da Eletrostática | P012 ESTUDO DE UM CASO: Uma Atividade de Física que envolve a relaçao com a cultura e a musica através de um concerto de uma Orquestra | P012 Estereoscópio | P013 Brincando com vetores | P013 Contextualizaçao de Aspectos de Educaçao Ambiental Utilizando um Livro Paradidático no Ensino Fundamental | P014 O REFERENCIAL VYGOTSKYANO E O APRENDIZADO DA 3$^a$ LEI DE KEPLER | P014 A DEPENDENCIA DA AREA REAL DE CONTATO NO ATRITO ENTRE SUPERFICIES SOLIDAS | P015 LABORATORIO DE FISICA: MAXIMIZAR O APRENDIZADO MINIMIZANDO OS CUSTOS | P015 motor eletrostático | P016 NOVO MÉTODO PARA A DETERMINAÇAO DO INDICE DE REFRAÇAO DE SUBSTANCIAS. | P016 A Astronomia nos Livros Didáticos de Física do Ensino Médio: uma Análise | P017 UMA USINA HIDRELÉTRICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO INSTRUMENTO PARA A ALFABETIZAÇAO CIENTIFICA DE ALUNOS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO | P017 INFLUENCIA DO TIPO DE ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA PRESENÇA DE CONCEITOS INTUITIVOS EM QUESTOES DE FISICA DO VESTIBULAR DA UFMG | P018 O Uso de uma Espiral de Encadernaçao como Mola - Bons resultados a baixo custo | P018 ENSINO DE FISICA, SUBJETIVIDADE E GRUPOS OPERATIVOS | P019 FISICA, O ``MONSTRO" DO ENSINO MÉDIO: A VOZ DO ALUNO | P019 PREGO VOADOR: UM DESAFIO PARA ESTUDANTES DE ELETROMAGNETISMO | P020 Oficinas de Física: Uma proposta para desmitificar o ensino de Física e conduzir a uma aprendizagem significativa. | P020 OS RACIOCINIOS HIPOTÉTICO-DEDUTIVO E PROPORCIONAL NAS AULAS DE CIENCIAS | P021 O CICLO DA APRENDIZAGEM KELLYANA E O MOVIMENTO RETILINEO UNIFORME: DE ARISTOTELES PARA GALILEU | P021 A FISICA DO QUOTIDIANO: PROPRIEDADES ELASTICAS DO LATEX DENTARIO | P022 PRESSUPOSTOS TEORICOS E METODOLOGICOS DA DISCIPLINA DE FISICA:EXPERIENCIAS DIDATICAS | P022 INTERFERENCIA DA LUZ NO ENSINO MÉDIO: UMA VERSAO SIMPLIFICADA DO ESPELHO DE LLOYD | P023 O ENSINO DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DAS PRÉ-CONCEPÇOES | P023 Física ``1001 utilidades'' | P024 Física: O conhecimento na Pré-escola. | P024 Utilizaçao de materiais alternativos de baixo custo na Educaçao de Adultos (EJA), utilizando Paulo Freire e Andragogia | P025 Astronomia nos livros didáticos de Ciências - um panorama atual | P025 ANALISE ESTATISTICA DOS RESULTADOS DOS EXAMES DE FISICA (SUPLENCIA ENSINO MÉDIO) E COMPARAÇAO QUALITATIVA DAS PROVAS, DOS ANOS DE 1999 A 2003 EM BRASILIA | P026 INVESTIGAÇAO DE CONCEITOS EM TERMODINAMICA UTILIZANDO A TEORIA DA ARGUMENTAÇAO DE CHAIM PERELMAN | P026 Modelo de Movimento Retilíneo acelerado (Uniformemente variado). | P027 Uma nova metodologia de ensino da primeira e segunda Leis de Newton para o ensino fundamental e médio | P027 PROPOSTA DE CLASSIFICAÇAO DE QUESTOES DE FISICA: II - QUANTO A INTERDISCIPLINARIDADE | P028 A CONSTRUÇAO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE VERIFICAÇAO DA APRENDIZAGEM | P028 PROPOSTA DE CLASSIFICAÇAO DE QUESTOES DE FISICA: I - QUANTO A CONTEXTUALIZAÇAO | P029 Projeto Encontro com a Escola Pública PROFIS - IFUSP | P029 UMA EXPERIENCIA EM OPTICA PARA A DETERMINAÇAO DA EQUAÇAO DOS PONTOS CONJUGADOS DE UM SISTEMA DE LENTES ACOPLADAS | P030 EQUILIBRIO: DETERMINANDO EXPERIMENTALMENTE O CENTRO DE GRAVIDADE DE FIGURAS GEOMÉTRICAS | P030 PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA: UMA NOVA METODOLOGIA DE ENSINO DE FISICA AO ALCANCE DE ALUNOS DE BAIXA RENDA DE BELÉM DO PARA | P031 Modelo Pedagógico: Espalhamento Thomson | P032 BIBLIOTECA DE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FISICA | P032 OS EFEITOS SOBRE A APRENDIZAGEM RESULTANTE DA IMPLEMENTAÇAO DE PLANOS DE AULA DIFERENCIADOS | P033 Estudo de ondas eletromagnéticas aplicado aos alunos do ensino médio | P034 A Física no Parque de Diversao | P035 TRANSFORMANDO OUVINTES EM PESQUISADORES, INTERAGINDO PARA MOTIVAR - ``Uma proposta metodológica de observaçao, construçao e síntese do conhecimento adquirido.'' | P035 Física nas séries iniciais do ensino fundamental: estudo da argumentaçao dos alunos | P036 ANÁLISE DE UM PRÉ-TESTE SOBRE AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE 5ª À 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL | P036 Monitoria Discente na Física do Ensino Médio: Promovendo Singularidades | P037 FOTOGRAFIA COM LATAS E CAIXAS: RELATO DE ATIVIDADES PARA TIRAR E REVELAR FOTOGRAFIAS EM PRETO E BRANCO | P037 Otimizaçao dos espaços escolares: o laboratório de física - entre o senso comum e a consciência filosófica | P038 Ambiente virtual de aprendizagem colaborativo - Metrologia Virtual | P038 CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A TECNOLOGIA E SUA RELAÇÕES SOCIAIS: ANÁLISE DE UM PRÉ-TESTE | P039 ESTUDO DE CONCEPÇOES ALTERNATIVAS NO ENSINO MÉDIO | P039 PROFESSORES DE FÍSICA - UMA TRIBO AMEAÇADA DE EXTINÇÃO | P040 Perfil dos professores de física do Ensino Médio na cidade de São Paulo | P041 ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: OS CONTEÚDOS DE FÍSICA NESTA ETAPA DA EDUCAÇÃO | P041 VIDEO INSTRUCIONAL - MONTAGEM DE EXPERIMENTOS | P042 ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE FISICA | P042 Pré-requisitos: necessidade ou não? | P043 ESTUDO SOBRE A MUDANÇA DE CONCEITUALIZAÇAO VIA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO | P043 Elementos para uma formação epistemológica de professores de física | P044 ALTERAÇÃO DA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA DE FÍSICA DA UDESC/JOINVILLE | P044 DIFICULDADES E QUALIDADES NA AULA DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL | P045 Análogo macroscópico da seçao de choque de colisao | P045 MATERIAL DIDÁTÍCO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA ELETRICIDADE NO COTIDIANO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENAL E MÉDIO | P046 O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE MODELOS ATOMICOS | P046 UMA VISÃO MAIS ELEGANTE DO MUNDO AO SEU REDOR CONHECENDO A HIDROSTÁTICA. | P047 ADAPTAÇAO DE UM MODELO PROPOSTO POR HERON DE ALEXANDRIA PARA SER UTILIZADO NA APRESENTAÇAO DA TERMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO | P047 ELETROMAGNETISMO: EXPERIMENTOS PARA MOTIVAR O APRENDIZADO. | P048 A COMPREENSAO DA HOLOGRAFIA E AS CONCEPÇOES SOBRE LUZ E VISAO | P048 Projeto Jovens Talentos - Uma Experiência Pessoal | P049 CAIXA DE CORES | P049 Estudando os estados magnéticos no ensino médio | P050 Como estão evoluindo as propostas de ensino de ciências (física) no nível fundamental | P050 Lasers de Diodo em experimentos de óptica | P051 EXPERIMENTOS DE FISICA: Critérios de escolha utilizados pelos professores do Ensino Médio | P051 PERFIL SÓCIO- ECONÔMICO DOS CANDIDATOS A INGRESSO EM 2004 NO MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFRN | P052 Pensando uma metodologia para o Ensino de Física. | P053 CONSTRUINDO O CONHECIMENTO DO UNIVERSO A PARTIR DO INDIVIDUO - ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL | P053 ESTUDO DA TRANSIÇÃO DE FASE LÍQUIDO-VAPOR DA ÁGUA UTILIZANDO A PORTA PARALELA DO MICRO PC | P054 O PRAZER DA DESCOBERTA: A CIENCIA POR DETRAS DOS FENOMENOS DO DIA A DIA. | P055 EXPECTATIVAS DE ALUNOS EM FORMAÇAO INICIAL SOBRE A PRATICA DE ENSINO DE FISICA SUPERVISIONADO | P055 INTRODUZINDO O CONCEITO DE CAOS NO ENSINO DE FÍSICA | P056 Oscilações Não Lineares e o Oscilador x$^3$ Amortecido | P056 PRATICA DE ENSINO DE FISICA: AVALIAÇAO DO DESEMPENHO DE LICENCIANDOS NA APLICAÇAO DE UMA PROPOSTA DE ELETRODINAMICA | P057 Homem-aranha e o ensino de Física | P057 Motivaçao dos Candidatos ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UNICSUL | P058 Comportamneto caótico em um circuito RLC não-linear | P058 UTILIZAÇAO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇAO NA DISCIPLINA DE FISICA DA MODALIDADE NORMAL: RELATO DE UMA EXPERIENCIA EM SALA DE AULA | P059 O SUCESSO DE UMA ATIVIDADE EXTRACLASSE ORGANIZADA POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA | P059 Processamento de imagens: conceitos básicos realcionados com o fenômeno de difração e uso de um computador óptico | P060 A MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO DA LICENCIATURA EM FISICA NA UFRJ | P060 FIOS DE AÇO E DE COBRE SUBMETIDOS A FORÇAS DE TRAÇÃO | P061 DINÂMICA POPULACIONAL DE MODELO PREDADOR-PRESA-COMPETIDOR SUBMETIDO A COTAS RELATIVAS DE PESCA COM USO DE PLANILHA ELETRÔNICA | P061 Ensino de Física nos Pólos do Interior do Pará e Amapá | P062 ELEMENTOS PARA REFLEXAO SOBRE A PRATICA PEDAGOGICA NO ENSINO DE FISICA | P062 Ensino de Física para um curso de Arquitetura | P063 Ensino de Relatividade Restrita através da Análise das Pré-Concepções dos Alunos | P064 Elementos para a reflexao sobre a prática pedagógica no ensino de física | P064 UTILIZAÇAO DO PENDULO DE TORÇAO PARA AUXILIAR A COMPREENSAO DO CONCEITO DE MOMENTO DE INÉRCIA EM LABORATORIO DIDATICO | P065 ATITUDE COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES COMO FORMA DE REFLEXAO E DESENVOLVIMENTO DA AÇAO DOCENTE | P065 Utilizando métodos de engajamento interativo em um curso de Mecânica Clássica | P066 ALFABETIZAÇAO TECNOLOGICA NAS SÉRIES INICIAIS: PRESSUPOSTOS E NOTAS SOBRE UM CURSO DE FORMAÇAO | P066 Por que o céu é azul?: aprendendo através da música, leitura e experiência | P067 A eletricidade no ensino fundamental: avaliaçao de um programa experimental | P067 DISCIPLINA PARA CURSO DE FORMAÇAO DE PROFESSORES: PROJETO DE ENSINO DE FISICA | P068 A IMPORTANCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM FISICA: "ELETRICIDADE". | P068 Do Aprender ao ensinar, do ensinar ao aprender: fios e desafios no trabalho com atividades de conhecimento físico nos ciclos iniciais | P069 A CONCEPÇAO DE TECNOLOGIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL | P069 A FORMAÇAO DOS PROFESSORES DE CIENCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | P070 ALFABETIZAÇAO TECNOLOGICA NAS SÉRIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LEVANTAMENTO DE HABILIDADES E COMPETENCIAS MOBILIZADAS DURANTE APLICAÇAO DE ATIVIDADE PRATICA | P070 O ESTAGIO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA PAE-CAPES NAS DISCIPLINAS DE FISICA EXPERIMENTAL 1 E 2 DO IFUSP | P071 ProFís: um espaço de apoio, pesquisa e cooperaçao de professores de física. | P071 Razoes para a nao utilizaçao de atividades práticas por professores de Física no ensino médio. | P072 Contribuiçao à Formaçao do Professor de Física no Ensino Médio e à sua Prática Pedagógica | P072 Levitador Eletromagnético | P073 Ciência e convivência social: Planetário da UFRGS e Vila Planetário | P073 FRACTAIS NA SALA DE AULA: POEIRA DE CANTOR E RESISTORES | P074 CONTEMPLANDO A CULTURA CIENTIFICA NA SALA DE AULA: UM OLHAR SOBRE OS ALUNOS | P074 Ciência e Cultura Popular: uma Oficina de Física e Capoeira | P075 UM PROJETO DE ENSINO DE FISICA PARA O VESTIBULAR: COMO ATINGIR O ALUNO DA ESCOLA PUBLICA? | P075 Usando uma câmara escura para determinaçao em sala de aula de algumas leis da óptica geométrica | P076 A EXPERIMENTAÇAO E AS AULAS DE CONHECIMENTO FISICO | P076 Capacitaçao de professores e o ensino de ótica na rede pública | P077 30 anos de Fisica no Piaui - a consolidaçao de um modelo | P077 PREPARAÇAO DE PADROES DE FILMES FINOS PARA ANALISE IBA: UMA ATIVIDADE PARA INICIANTES NA PESQUISA EM FISICA NUCLEAR APLICADA | P078 Concepçoes sobre radiaçoes de estudantes de um curso de Educaçao de Jovens e Adultos | P078 Utilizando o fenômeno da difraçao para medir pequenas dimensoes | P079 Laboratório Didático de Física: Um estudo comparativo sobre habilidades e competências | P079 Um estudo exploratório para a inserçao da Astronomia na formaçao de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental | P080 Perfil sócio-cultural dos estudantes de Física da UFRJ e as suas representaçoes de ``Natureza". | P081 "DO INICIO ATÉ VOCE": UM CURSO DE HISTORIA DA CIENCIA E TECNOLOGIA ATRAVÉS DE FILMES NO ENSINO MÉDIO. | P081 Protótipo para Estudo de Correntes Parasitas em Meios Maciços | P082 O TUBO DE PITOT | P082 Proposta para o Ensino de Ondas e Acústica utilizando Música e Instrumentos Musicais | P083 A abordagem histórica no ensino de Física e o aprendizado do conceito físico de movimento | P083 Determinaçao da Sensibilidade de uma Bobina Magnética Utilizando a Lei de Induçao de Faraday | P084 A conquista do ar por Santos Dumont e Bartolomeu de Gusmao | P084 IMPORTANCIA E UTILIZAÇAO DO LABORATORIO DIDATICO NA VISAO DE ALUNOS INGRESSANTES DA UNESP/BAURU | P085 DOS MITOS AO BIG BANG: INVESTIGANDO AS CONCEPÇOES DE UNIVERSO DOS ALUNOS DA 5$^a$ SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA PERIFERIA DA CIDADE DE NATAL - RN | P085 OSCILADOR HARMONICO FORÇADO COM AMORTECIMENTO POR ATRITO | P086 DEMONSTRAÇOES CONTROLADAS DE FENOMENOS TÉRMICOS GRAVADAS EM VIDEO | P086 Ensino e Pesquisa juntos no curso de Bacharelado em Física | P087 ATIVIDADES DE AQUISIÇAO AUTOMATICA DE DADOS NO LABORATORIO DE FISICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO | P087 UMA DEMONSTRAÇAO SIMPLES SOBRE A ANALOGIA CLASSICA DO EFEITO DE TUNELAMENTO QUANTICO | P088 Ensino de Relatividade Restrita através da análise das pré-concepçoes dos alunos | P088 USANDO O EXCEL PARA MEDIDAS VIA PORTA DE JOGOS DE UM MICROCOMPUTADOR | P089 A Importância do Intercâmbio de Estudantes de Graduaçao Estrangeiros e Brasileiros no ensino da Física - Experiência no IF/UERJ | P089 Concepçoes dos Professores de Física Sobre Incidente Crítico | P090 Laboratório Especial para o Curso de Graduaçao em Física da UFPA | P090 O LUDICO E O VIRTUAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. | P091 ESTUDO DO ELETROSCOPIO DE BRAUN - ENFOQUE BASEADO NA MODELAGEM MATEMATICA | P091 Utilizaçao do Modellus na Construçao de Conceitos Físicos | P092 Construçao de equipamentos didáticos para o estudo da polarizaçao intrínseca do LASER | P092 Projeto de integraçao das disciplinas de Física, Matemática e Robótica num curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial envolvendo noçoes de Cinemática, Dinâmica e Modelamento de Robôs em 2D | P093 Obstáculos para o aprendizado de rotaçoes | P093 Uma experiência de desenvolvimento de vídeos didáticos para a apresentaçao de conceitos básicos de Física em escolas secundárias da regiao Norte-Fluminense. | P094 ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO EM ENGENHARIA - UM PAPEL PARA AS SIMULAÇOES COMPUTACIONAIS | P094 UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ELETRODINAMICA NO NIVEL MÉDIO | P095 DOIS BALOES DE FESTA CONECTADOS: PODEMOS CONFIAR EM NOSSA INTUIÇAO? | P095 FISICA EXPERIMENTAL AUXILIADA POR LABORATORIO VIRTUAL VIA WEB | P096 Produçao de um Texto Eletrônico sobre experimentos de física | P096 SUPERAQUECIMENTO NO FORNO DE MICROONDAS | P097 ATIVIDADES VIRTUAIS DE MECANICA NO ENSINO MÉDIO | P097 UM EXPERIMENTO SIMPLES COM A LAMPADA DE FILAMENTO: OPORTUNIDADE PARA DISCUTIR A UNIVERSALIDADE DAS PROPRIEDADES DA RADIAÇAO TÉRMICA | P098 Laboratório didático de Física da Universidade de Passo Fundo: um enfoque nos objetivos propostos para os cursos de Engenharia | P098 Utilizando textos com erros conceituais no Ensino de Física | P099 A Resoluçao de Situaçoes Problemáticas Experimentais em Física Geral à Luz da Teoria dos Campos Conceituais | P099 Utilizaçao de Textos com Erros Conceituais de Física Térmica e Eletricidade no Ensino de Física | P100 Contextualizaçao do Ensino de Física: Utilizaçao da Questao Ambiental | P100 PROJETO DE UM LABORATORIO DE FISICA PARA O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL | P101 Astronomia: motivaçao para o ensino de Física na 8$^a$ série | P102 DESCOBRINDO O CORPO HUMANO: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO | P102 FORMAÇAO PARA O USO DO PROGRAMA INTERACTIVE PHYSICS POR MEIO DE EDUCAÇAO A DISTANCIA | P103 O ENSINO DA MUDANÇA DE FASE: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE A FISICA E O MEIO AMBIENTE | P103 UM ESTUDO PRELIMINAR DAS DIMENSOES MACRO E MICRO DO SISTEMA EDUCACIONAL NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇAO E COMUNICAÇAO PELO PROFESSOR DE FISICA | P104 MONTAGEM DE EXPERIMENTOS FORA DO HORARIO ESCOLAR POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (``PROJETO FISICA A TARDE") | P104 Onda Verde: um estudo de caso | P105 USO DE FERRAMENTAS COGNITIVAS PARA O ENSINO DE FISICA | P105 VISITA AO PARQUE ECOLOGICO. | P106 A Utilizaçao do Teatro para Enriquecer o Aprendizado do Conteúdo de Física no Ensino Fundamental e Médio | P106 EDUCEP-ENERGIA | P107 Contribuçoes do Cálculo à Aprendizagem da Hidrostática | P107 OFICINA DE OPTICA: O ENSINO DE FISICA VISTO SOB OUTRA PERSPECTIVA. | P108 O Ensino de Optica através da Construçao de Telescópios | P109 A SUPERCONDUTIVIDADE E SUAS APLICAÇOES: UM TEMA PARA AULAS DE FISICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO | P109 DEMONSTRAÇOES DA LEI DE INDUÇAO DE FARADAY E DA LEI DE LENZ | P110 Aprendendo Física de Corpo e Alma | P110 FISEXTOR - TUTOR DE FISICA EXPERIMENTAL | P111 As cinco condiçoes e qualidades para o entendimento dos símbolos: uma articulaçao entre poesia e o ``quadro de lâmpadas'' | P111 CONCEITOS DE CONDUÇAO DE CALOR E MÉTODOS NUMÉRICOS TRABALHADOS VIA PROGRAMAÇAO SIMBOLICA | P112 INFLUENCIAS DA TEORIA DA RELATIVIDADE NA OBRA DE SALVADOR DALI | P112 Utilizando a modelagem e a simulaçao computacional no estudo dos gases ideais e reais | P113 OBSERVANDO A FORÇA MAGNÉTICA SOBRE CORRENTES ELÉTRICAS | P113 Projeto Astronomia para Amadores Mirins: Ciências além dos Muros da Escola | P114 Espaço Ciência do Colégio Santa Terezinha - Abrindo Caminhos para o Ensino Médio em Manaus | P114 OBSERVANDO A FORÇA MAGNÉTICA ENTRE CORRENTES PARALELAS | P115 Frankenstein: Ensinando Ciência através da arte. | P115 Laboratório e Ensino de Física: Primeiros Passos para a Construçao de uma Revisao da Produçao Recente da área | P116 Eppur si Muove: Um jornal eletrônico. | P116 UTILIZAÇAO DE ATIVIDADES PRATICA E TEORICA PARA O ENSINO DE FISICA:COMO O LABORATORIO DE DEMONSTRAÇAO PODE BENEFICIAR O APRENDIZADO DE FISICA | P117 LEITURA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: LIVRO DE DIVULGAÇAO CIENTIFICA | P117 UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA MEDIDA DE CALOR ESPECIFICO DE LIQUIDOS | P118 A FISICA E A IRRADIAÇAO DE ALIMENTOS | P118 REMODELANDO UM EXPERIMENTO DESCRITO NA LITERATURA DAS DISCIPLINAS INTRODUTORIAS DA MECANICA DA PARTICULA | P119 Dificuldades contínuas ou discretas? | P119 Laboratório Virtual de Eletrodinâmica | P120 Alguns aspectos da Construçao da Invariância de Gauge em uma Teoria de Campos: O Modelo Padrao | P120 DEFININDO CONCEITOS DE FISICA E DE MATEMATICA COM AUXILIO DO OSCILOSCOPIO | P121 APRENDIZAGEM DE FISICA VIA COMPUTAÇAO ALGÉBRICA | P121 Uma Experiência na Super Estaçao de Energia | P122 PROPOSTA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FISICA TÉRMICA PARA O ENSINO MÉDIO COM A UTILIZAÇAO DO SISTEMA CBL | P123 MATERIAL DIDATICO PARA O ENSINO DO CONCEITO DE ENERGIA NA AULA DE CIENCIAS DA ESCOLA FUNDAMENTAL | P123 UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FISICA COM TEXTOS DE DIVULGAÇAO CIENTIFICA | P124 ESPAÇO CIENCIA DO COLÉGIO SANTA TEREZINHA - ABRINDO CAMINHOS PARA O ENSINO MÉDIO EM MANAUS | P125 RESULTADOS DA VII OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA | P125 UTILIZAÇAO DE SITUAÇAO DE ESTUDO COMO FORMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FISICA | P126 Aula boa é aula que (nos) faz pensar Relato de experiência | P126 O Ensino Atual da Física do Século Passado | P127 A APLICAÇAO DA LEI DE COULOMB NO MODELO DE FORMAÇAO DAS NUVENS | P127 Física Moderna no Ensino Médio: Raios-X com Enfoque Metodológico em CTS | P128 AS SITUAÇOES-PROBLEMA COMO FACILITADORAS PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS FISICOS NO ENSINO MÉDIO | P128 CORPO NEGRO E DETERMINAÇAO EXPERIMENTAL DA CONSTANTE DE PLANCK | P129 CONSTRUÇAO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE DEMONSTRAÇAO COM MATERIAL DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE TOPICOS RELACIONADOS A CORRENTE ALTERNADA AO NIVEL DO ENSINO MÉDIO | P129 UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE UMA ESCOLA DA REDE PUBLICA E OUTRA DA REDE PRIVADA DA CIDADE DO RECIFE, NO TOCANTE A PRATICA INTERDISCIPLINAR COMO MEIO DE GARANTIR UMA MELHOR QUALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. | P130 A Hipermídia no Ensino de Física Moderna e Contemporânea | P130 CONTRIBUIÇAO PARA A PRODUÇAO DE MATERIAL DIDATICO-PEDAGOGICO INTERDISCIPLINAR DE FISICA, A PARTIR DE PESQUISAS DO PROJETO LBA, ENFOCANDO O CICLO DO CARBONO. | P131 A RELEVANCIA DA METROLOGIA NO ENSINO MÉDIO | P131 Sensoriamento Remoto como Ferramenta para o Ensino de Física | P132 FISICA MODERNA E CONTEMPORANEA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANALISE DE COMO OS LIVROS DIDATICOS ESTAO TRATANDO O PRINCIPIO DA INCERTEZA DE HEISEMBERG. | P132 UM HIGROMETRO DE VAGEM E O ENSINO DE FISICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | P133 INTERDISCIPLINARIDADE: RELATO DE UMA PESQUISA COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA AREA DE CIENCIAS DA NATUREZA E MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS | P133 Reflexoes sobre o que pensam os alunos do Ensino Médio a respeito da Física Moderna | P134 O Ensino da Física Contemporânea sob uma Perspectiva Histórica e Filosófica: A Estrutura da Matéria e O Caso dos Condensados Bosônicos. | P134 TRANSITO DE VENUS 2004: RELATANDO UMA EXPERIENCIA DIDATICA | P135 AVALIAÇAO DA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE FISICA NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA | P135 COMO A FISICA MODERNA ESTA INSERIDA NO ENSINO MÉDIO? | P136 A FISICA E A BIOLOGIA INTEGRADAS PELO ALUNO NA SIGNIFICAÇAO DO CONCEITO DE EFEITO ESTUFA | P136 ENSINO DE FISICA E DIVERSIDADE CULTURAL: POR UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E EPISTEMICA PARA ALUNOS SURDOS | P137 A ASTRONOMIA E A EDUCAÇAO: UMA MEDIDA | P137 Diferenciando fenômenos físicos e químicos através das sensaçoes | P138 MARATONA CEDEC - A EXPERIMENTAÇAO NO APRENDIZADO DA CULTURA CIENTIFICA ATRAVÉS DE UMA MOSTRA DE CIENCIAS. | P138 NA CORTE DOS PALACIOS DA MEMORIA | P139 MUSEU DINAMICO DE ENERGIA ELÉTRICA | P139 Representaçoes sociais de radioterapia em crianças de classes hospitalares - contribuiçoes para uma abordagem pedagógica | P140 ENFIS E FISBIT: REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS PARA O ENSINO DE FISICA | P140 Outras percepçoes no ensino de Física | P141 IEDA - Instituto de Ensino e Divulgaçao de Astronômia e Ciências Afins | P142 O Parque do Conhecimento da Universidade Estadual de Santa Cruz | P143 OLIMPIADA DE ASTRONOMIA DE ALAGOA GRANDE 2003 | PCN-EM: CONTEXTUALIZAÇAO OU RECONTEXTUALIZAÇAO | PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM FISICA DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇAO TECNOLOGICA DE SAO PAULO | POLUIÇAO SONORA NA FISICA DO ENSINO MÉDIO NUMA ABORDAGEM CTS | POPULARIZAÇAO DA CIENCIA: URGENTE DESAFIO | PRATICA PEDAGOGICA: O PERFIL METODOLOGICO | PRECISAO DA DETERMINACAO DA ACELERAÇAO DA GRAVIDADE x EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FISICA. | PROPOSTA DE CURSO PARA A FORMAÇAO DE FISICO COM PERFIL INDUSTRIAL | Produçao de uma animaçao gráfica sobre a síntese newtoniana | QUAL O PAPEL DA INICIAÇAO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO? - UMA EXPERIENCIA NO CEFETBA | RECURSOS PEDAGOGICOS PARA PROFESSORES DE FISICA NA INTERNET: ONDE ESTAO? | REFLEXOES SOBRE UM CURSO DE FORMAÇAO DE PROFESSORES DE CIENCIAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | REVISTA MARANHENSE: VEICULO DE DIVULGAÇAO CIENTIFICA NO ESTADO DO MARANHAO | ROOT na radiocirurgia: uma ferramenta para o ensino de física | Reflexoes Sobre a Construçao Coletiva do Planejamento Pedagógico | Revelando traços da identidade de professor em licenciandos em física. | SIMULAÇOES COMPUTACIONAIS E ANIMAÇOES NO ENSINO DE OSCILAÇOES | SIMULAÇOES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE RELATIVIDADE RESTRITA | TEXTOS E IMAGENS NA PRODUÇAO DE SENTIDOS SOBRE A SINTESE NEWTONIANA | UM ESTUDO SOBRE A CARACTERIZAÇAO DE ``PROBLEMAS" EM COLEÇOES DIDATICAS DE FISICA | UM MODELO PARA O CONTROLE REMOTO DE EXPERIMENTOS DE FISICA BASICA | UMA PRATICA DE ENSINO DA 1$^a$ LEI DE NEWTON UTILIZANDO A HISTORIA DA FISICA | Um estudo acerca da utilizaçao de diferentes materiais didáticos de Física no Ensino Médio | Um projeto para o ensino da Optica para jovens e adolescentes | Uma visao epistemológica da circulaçao de idéias presente na comunicaçao científica | ``AR ATMOSFÉRICO": UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO MÉDIO | http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/sys/resumos/T0222-1.pdf

2007

( Indefinido ) | -Didática da Física: Materiais, Métodos, Estratégias e Avaliaçao | -Divulgaçao Científica e Comunicaçao no Ensino de Física e 13-Ensino de Física e Estratégias para Portadores de Necessidades Especiais | -Formaçao do Professor de Física (todos os níveis de escolaridade) | -O Ensino de Física para a Graduaçao (física, engenharias, química, biologia, arquitetura, arte, etc.) e Alfabetizaçao Científica e Tecnológica e Ensino de Física | 01-Didática da Física: Materiais, Métodos, Estratégias e Avaliaçao | 02-Formaçao do Professor de Física (todos os níveis de escolaridade) | 06-Filosofia, História e Sociologia da Ciência e Ensino de Física | 07-Tecnologias (laboratório, vídeo e informática) no Ensino de Física | 08-Interdisciplinaridade e Ensino de Física, 09-Políticas para o Ensino de Ciência e de Tecnologia e 10-Arte, Cultura e Educaçao Científica | 09-Políticas para o Ensino de Ciência e de Tecnologia e 10-Arte, Cultura e Educaçao Científica | 12-Física Moderna e Contemporânea e a Atualizaçao Curricular | 12-Física Moderna e Contemporânea e a Atualizaçao Curricular e 13-Ensino de Física e Estratégias para Portadores de Necessidades Especiais | Didática da Física: Materiais, Métodos, Estratégias e Avaliaçao | Didática da Física: Materiais, Métodos, Estratégias e Avaliação | Divulgaçao Científica e Comunicaçao no Ensino de Física | Divulgaçao Científica e Comunicaçao no Ensino de Física e 13-Ensino de Física e Estratégias para Portadores de Necessidades Especiais | Divulgaçao Científica e Comunicaçao no Ensino de Física e Ensino de Física e Estratégias para Portadores de Necessidades Especiais | Divulgaçao Científica e Comunicaçao no Ensino de Física e Estratégias para Portadores de Necessidades Especiais | Divulgaçao Científica e Comunicaçao no Ensino de Física e Física Moderna e Contemporânea e a Atualizaçao Curricular | Divulgaçao Científica e Comunicação no Ensino de Física e Ensino de Física e Estratégias para Portadores de Necessidades Especiais | Divulgaçao Científica e Comunicação no Ensino de Física e Física Moderna e Contemporânea e a Atualização Curricular | Divulgação Científica e Comunicaçao no Ensino de Física e Física Moderna e Contemporânea e a Atualizaçao Curricular | Divulgação Científica e Comunicaçao no Ensino de Física eFísica Moderna e Contemporânea e a Atualizaçao Curricular | Divulgação Científica e Comunicação no Ensino de Física e Estratégias para Portadores de Necessidades Especiais | Divulgação Científica e Comunicação no Ensino de Física e Ensino de Física e Estratégias para Portadores de Necessidades Especiais | Divulgação Científica e Comunicação no Ensino de Física e Física Moderna e Contemporânea e a Atualização Curricular | Educaçao Científica e Formaçao Profissional | Ensino de Física para a Graduaçao (física, engenharias, química, biologia, arquitetura, arte, etc.) Alfabetizaçao Científica e Tecnológica e Ensino de Física | Ensino de Física para a Graduaçao (física, engenharias, química, biologia, arquitetura, arte, etc.) e Alfabetizaçao Científica e Tecnológica e Ensino de Física | Espaço Ciência do Triângulo Mineiro, divulgação científica, Museu de Ciência | Filosofia, História e Sociologia da Ciência e Ensino de Física | Formaçao do Professor de Física (todos os níveis de escolaridade | Formaçao do Professor de Física (todos os níveis de escolaridade) | Formaçao do Professor de Física (todos os níveis de escolaridade) e Educaçao Científica e Formaçao Profissional | Formação do Professor de Física (todos os níveis de escolaridade) | Interdisciplinaridade e Ensino de Física | O Ensino de Física para a Graduaçao (física, engenharias, química, biologia, arquitetura, arte, etc.) e Alfabetizaçao Científica e Tecnológica e Ensino de Física | O Ensino de Física para a Graduação (física, engenharias, química, biologia, arquitetura, arte, etc.) Alfabetização Científica e Tecnológica e Ensino de Física | O Ensino de Física para a Graduação (física, engenharias, química, biologia, arquitetura, arte, etc.) Alfabetização Científica e Tecnológica e Ensino de Física | O Ensino de Física para a Graduação (física, engenharias, química, biologia, arquitetura, arte, etc.) e Alfabetizaçao Científica e Tecnológica e Ensino de Física | O Ensino de Física para a Graduação (física, engenharias, química, biologia, arquitetura, arte, etc.) e Alfabetização Científica e Tecnológica e Ensino de Física | Tecnologias (laboratório, vídeo e informática) no Ensino de Física

2009

( Indefinido ) | Alfabetização Científica e Tecnológica e Ensino de Física | Arte, Cultura e Educação Científica | Arte, Cultura e Educação Científica / Políticas Públicas e Questões Institucionais para o Ensino de Ciência e de Tecnologia | Didática da Física: Materiais, Métodos, Estratégias e Avaliação | Divulgação Científica e Comunicação no Ensino de Física | Educação Científica e Formação Profissional | Ensino de Física e Estratégias para Portadores de Necessidades Especiais | Ensino de Física para a Graduação: Física, Química, Biologia, Oceanografia, Engenharias, Arquitetura, Arte e áreas a fins | Formação Inicial e Continuada do Professor em todos os Níveis de Escolaridade | Física Moderna e Contemporânea e a Atualização Curricular | História, Filosofia e Sociologia da Ciência e o Ensino de Física | Interdisciplinaridade e Ensino de Física | Materiais, Métodos, Estratégias e Avaliação | Materiais, Métodos, Estratégias, Avaliação | Materiais, Métodos, estratégias e avaliação | Materiais, Métodos, estratégias, avaliação | Materiais, método, estratégia, avaliação | Materiais, método, estratégias avaliação | Materiais, método, estratégias, avaliação | Materiais, método, estratéias, avaliação | Materiais, métodos, estratégia, avaliação | Materiais, métodos, estratégias, avaliação | Materiais, métodos, estratégias, avalição | Materiais, métods, estratégias, avaliação | O Ensino de Física para a Graduação: Física, Química, Biologia, Oceanografia, Engenharias, Arquitetura, Arte e áreas a fins | O Ensino de Física para a Graduação: Física, Química, Biologia, Oceanografia, Engenharias, Arquitetura, Arte e áreas a fins e áreas a fins / Educação Científica e Formação Profissional | Políticas Públicas e Questões Institucionais para o Ensino de Ciência e de Tecnologia | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Teórico e Experimental de Física | materiais, métodos, estratégias avaliação | materiais, métodos, estratégias, avaliação

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: